quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Assistência Técnica - Parte 1

Honeycomb!

Esse foi o motivo pelo qual meu tab foi parar na assistência técnica.

Meu problema...

Instalação do Honeycomb!

Bom, antes de instalar a JM9, eu instalei a versão atual do HC em cima da versão HumberOS-2.1. Resultado: O tab ficou reiniciando o tempo todo e eu perdi o touchscreen.

Mas isso já era esperado, pois o kernel é diferente e a Rom precisa de outros arquivos de boot. O que eu queria mesmo era extrair o ramdisk e comparar com os arquivos que eu já tinha.

Bom, consegui extrair os arquivos e montar um arquitetura para compilação de um kernel compatível com os modelos P1000L/N.

Então voltamos para o processo de instalação do HC.

Para instalar a versão Honeycomb é preciso fazer um downgrade de ROM... isso mesmo, temos que voltar para o Froyo, com a Rom JM9.

Lembremos então que essa Rom tem o bootloader bloqueado. Para quem ainda não sabe o que é isso, recomendo a leitura deste post.

Bom, instalei a Froyo - JM9, coloquei o root e apliquei o patch para remover a assinatura do bootloader. Até então, tudo certo e tudo pronto para começar o processo de portabilidade.

Pensei... bom, se removi a proteção do bootloader, então posso extrair os arquivos de boot do sistema e fazer um bootloader "curado". E foi exatamente aí que eu cometi um erro que já sabia que poderia causar problemas.

Resumindo, extraí os arquivos de boot (boot.bin e Sbl.bin) e instalei eles novamente com a Rom JM9.

Matei o Tab! Não liga, sem sinal de vida!

Bem que eu digo a todos, MUITO CUIDADO com os arquivos de boot. Eles são os únicos arquivos de uma Rom que podem danificar o Tab, a ponto de precisar da assistência técnica.

Então, neste momento estou aguardando meu Tab voltar da assistência para continuar o trabalho com o HC.

Vamos aguardar a nota fiscal!!! kkkk......


16 comentários:

  1. Q doideira, Humberto. Pelo q entendi você assumiu um risco sabido e não valeu a pena. Bom saber que você continua trabalhando com o HC. Pensei que já tivesse ido para o ICS. Depois conta pra gente de quanto foi a "facada"... Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Putz... é complicado mesmo, quando tentei instalar o HC no meu antes de instalar a HumberOS, meu tab ficou de uma forma que nem iniciava, apenas piscava os leds até que consegui instar a HumberOS.

    Boa Sorte ai, estamos no aguardo de novidades!

    ResponderExcluir
  3. Chagu, tive que assumir este risco pois minha intenção era montar um pacote de instalação sem ter que dar muitas voltas. Mas, não teve jeito. Vamos ter que dar essas voltas.

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte Humberto...

    Você já viu esse post: http://cafe-ti.blog.br/1435~samsung-galaxy-tab-bricked.html ?

    Eu tive um problema desse tipo no meio do ano e a assistência da Samsung de Brasília não quis cobrar pois o aparelho ainda estava em garantia, mas disseram que trocaram a placa mãe.

    Mas entrei em contato com o Itamar citado no post e ele disse que não precisava trocar a placa, que poderia restaurar o SO e o Bootloader se mandasse para ele o aparelho.

    ResponderExcluir
  5. Humberto, não existe algum tipo de "Jig Usb" que faça o tablet entrar em modo de download quando o mesmo esta com os arquivos de boot danificados? sei que existe para o galaxy s2, é tipo um pen drive, q conecta na to aparelho... fui mudar a rom, coloquei a rom errada, dai o galaxy s2 n ligou mais... compre o Jig Usb, e o aparelho, ele entrou em modo do download, ai consegui reinstalar a rom...
    porém desconheço se existe algum Jig Usb para o galaxy tab, vou da uma pesquisada. boa sorte com seu aparelho.

    ResponderExcluir
  6. outra coisa que esse Jig Usb, é zerar o controlador de rom1's, caso o aparelho esteja morto mesmo, a assistência não terá como saber que vc modificou a rom.

    bem segue o link do Jig Usb que eu usei, só para vc saber do que se trata : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-203882149-jig-usb-samsung-download-mode-sg1-sg2-phones-jig-_JM

    ResponderExcluir
  7. Que pena humberto, fico na torcida para a volta do seu tab! =/

    ResponderExcluir
  8. WVR - William V. Rocha, eu já tinha visto sim. O Alroger, dono do blog, é autor aqui neste blog também. Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Carlos Samuel, valeu pela dica! Vou pesquisar também!

    ResponderExcluir
  10. humberto, quais são as chances de vc recuperar a funcionalidade do seu dispositivo? no meu caso perdi a rom original no p1000n e terei que levá-lo à loja onde comprei pra ver se eles enviam para a assistência técnica; um problema: comprei no paraguai (ao menos a loja parece ser fidedigna...)

    ResponderExcluir
  11. Gustavo, meu tab está na assistência técnica e ainda não tive informações de como eles vão proceder com os reparos.

    ResponderExcluir
  12. Desejo toda boa sorte p vc Humberto!Sou fã do seu trabalho e vejo seu site todos os dias. .
    Meu tab e dos meus amigos soh rodam HumberOs. .

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo e demais. Muito obrigado pelas manifestações. Já comecei a estudar o Riff Box Jtag. Assim, fica mais fácil restaurar meu tab em caso de brick!!! Até que não é difícil...

    ResponderExcluir
  14. Hola humberto,
    tambien existe otra herramienta, yo aqui puedo ayudarte con el archivo reparador, fue preparado con el backup original de mi p1000L. Revisa.

    www.ort-jtag.com

    ResponderExcluir
  15. O MEU TAB TA DO MESMO JEITO NO MEIO DE UMA ATUALIZAÇAO A ENERGIA CAIU E DESDE ENTAO NAO LIGA NEM DA O MINIMO SINAL DE VIDA... ALGUEM SABE O QUE DÁ PRA FAZER?

    ResponderExcluir
  16. Tem como voltar do 2.3.3 para o Froyo?
    porque depois q atualizei ele desliga sozinho, sempre q ligo o wifi ou coloco a tela muito brilhosa, me ajuda ae por favooorr!

    ResponderExcluir