domingo, 30 de outubro de 2011

Consumo de Bateria

Depois da publicação da HumberOS versão 2.1, eu recebi vários feedbacks. Agradeço a todos pela contribuição. Sem estes feedbacks, com certeza, o meu trabalho não tem muito sentido.

Dentre as mensagens, as mais comentadas foram sobre o consumo de bateria. Com isso eu resolvi mapear este consumo e tentar entender porque isso está acontecendo.

Neste último kernel, eu alterei várias coisas, dentre elas, a frequência de processador utilizada no driver touchscreen. A frequência era 800MHz. Então eu resolvi aumentar essa frequência para 1GHz. Utilizei como base um kernel de um colega do XDA e dos posts de seus seguidores. 

Hoje, baixei os fontes do kernel Overcome. Vi que neste kernel, ele utiliza somente 600MHz no driver. Com isso resolvi alterar o kernel para ver se nosso consumo, agora maior, tivesse queda e se essa frequência não impede o funcionamento de APPs.

Estou compilando o kernel agora.
Vou testar e se tiver bons resultados eu irei publicá-lo.

Inté!


20 comentários:

  1. cara, pra mim está durando ainda mais! não sei como nem porque a galera esta reclamando, mããããs, obrigado pela boa vontade SEMPRE Humberto! abraço!

    ResponderExcluir
  2. Humberto, fico feliz em contribuir para o seu trabalho e, mais feliz ainda, em poder contar com a compreensão e dedicação que vi em poucas pessoas. Assim, farei uma contribuição via Pay Pal e recomendo que nossos amigos do blog façam o mesmo. Ao menos cliquem num banner do site. Parabéns e obrigado pelo honroso trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Humberto, eu estava usando a opcao lagfree, essa opcao raramente baixava o clock para 100 mhz. Mudei para ondemand e reduzi 50mv ee melhorou bastante. Ta durando mais novamente

    ResponderExcluir
  4. Humberto, a opção "on demand" parece ter resolvido o problema do consumo da bateria. Mantive o máximo com 1200 Mhz e não alterei o mínimo. Não ocorreram lags, FCs ou Rebbots. Tudo normal até o momento. Obrigado, Alexandre.

    ResponderExcluir
  5. Humberto, bom dia, eu queria ver com você o seguinte, desde que instalei a versão 2.0 notei que meu galaxy tab reinicia com muita frequencia (principalmente usando o navegador) dei um wipe e para minha surpresa não melhorou, fiz a atualização para a versão 2.1 e não houve melhora.
    Tem alguma dica para eu adotar? pois se continuar assim terei que voltar para a versão original.

    Att.

    ResponderExcluir
  6. José Luiz Coelho, este problema de reiniciar o tab só acontece quando você faz um instalação errada ou altera de maneira brusca as configurações do undervolt. Vou considerar a primeira hipótese, visto que é a mais comum. Quando instalamos a versão Gingerbread (2.3.3) há uma mudança nos arquivos de boot. Ao voltarmos para versão froyo (2.2), se os arquivos de boot não foram atualizados o tab vai reiniciar várias vezes. Da mesma forma, se instalar, por exemplo, a rom HumberOS em cima de uma ROM froyo, com certeza terá vários problemas. Então, recomendo que leia o post sobre a instalação da HumberOS 2.1 e siga exatamente o que peço para ser feito. Instalando a Rom JP2 (Gingerbread), o kernel e depois a HumberOS. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Utilizo no meu o On Demand e undervolt de 50mv em todas as frequencias de clock, e sinceramente a bateria está durando bem mais, porém de qualquer forma, sua vontade de deixar a versão cada vez mais perfeita, é para servir de exemplo para qualquer um.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Humberto, está de parabéns!
    Eu que sai da versão original da vivo percebi que agora a bateria está durando mais.. mas se pode melhorar, melhor =)
    Uma coisa que percebi, não sei se é pontual (só comigo).. ao desligar a tela por inatividade, as vezes os botões permanecem aceso até que eu ligue novamente a tela e espere novamente apagar por inatividade.
    Do mais está ótimo!!
    Parabéns e obrigado pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Pra mim ta durando a mesma coisa, a rom em si ta otima, abraco.

    ResponderExcluir
  10. Não vi mudança no consumo de bateria. A minha nunca durou mais do que 9 horas, uso muitos widgets e apps que usam 3G. Vou mudar as opções do Voltage Control pra ver se há alteração. Agora é aguardar o ICS!

    ResponderExcluir
  11. Roger, recebi uma dica de um colega (brazuka) que também desenvolve kernels, ele viu que há um parametro no meu kernel que pode ser o responsável pelo consumo. Se trata do CPU Governor lagfree. Por isso, quem está utilizando o governor "on demand", está poupando mais bateria. Além disso, eu aproveitei e alterei a voltagem utilizada no touchscreen, isso vai dar mais algum fôlego. Devo publicar o kernel até sexta-feira. A minha bateria é "outra" depois dessa compilação. Aguarde!

    ResponderExcluir
  12. Humberto e galera aqui do site, só pra ter uma idéia quanto tempo a bateria de vcs duram? A minha eu tirei do carregador com quase 100% hoje umas 8 horas e agora de tarde 17:40 está com 48%, é normal? PS: estive com o wi fi ligado quase o dia inteiro.

    ResponderExcluir
  13. Humberto parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber para o que serve a função localização simulada, no configuração> aplicações > desenvolvimento... Percebi que ela está ativa na nova rom.

    ResponderExcluir
  14. Aqui em uso normal. Utilizando wi-fi, navegando, assistindo alguns videos esta durando 12hs. Na rom original durava 6 hs fazendo a mesma coisa. Ja esta otimo. Mas agradecemos se melhorar mais
    .hehe... A unica coisa que incomoda um pouco é os travamentos ao abrir a galeria, as vezes não trava.. as vezes travas varias vezes ao tentar abrir..

    ResponderExcluir
  15. É, o problema da galeria permanece só que é intermitente... Acho que isso faz com que a solução seja demorada...

    ResponderExcluir
  16. Aún no conozco el idioma portugués pero los números son iguales en ambos idiomas.
    Yo uso esta configuración para que la batería me dure mucho más ;-) :
    "General"
    Scheduler: Sio
    Covernor: ondemand
    Min: 200 mhz, max: 1200 mhz.

    "Advanced"
    1400mhz: -50 mV
    1200mhz: -50 mV
    1000mhz: -50 mV
    800mhz: -75 mV
    600mhz: -75 mV
    400mhz: -75 mV
    200mhz: -100 mV
    Y como el mínimo es 200 mhz no es necesario bajar el mV a los 100 mhz pues no se utilizarán. Pero si el min es 100 mhz (con -100 mV) la tablet responderá lento al comienzo y es algo fastidioso además si ven el mV de los los primeras frecuencias son la mismas.
    Salu2 a todos, y muchas gracias Humberos por acordarte de esta tab ;-) , espero que lo hagas hasta que llegue ice cream a la p1000L por parte tuya o tal vez hasta que ya no se pueda actualizar a las versiones del futuro.

    ResponderExcluir
  17. Humberto ! ta acontecendo o seguinte : quando tento instalar algum aplicativo via market , o sistema diz que ocorreu um erro por que nao tem espaço no dispositivo !! no dispositivo tem 1.3gb livre e no sd interno tem 5gb ! nao sei oque faço , so alguns aplicativos sao aceitos outros nao. Quando eu instalo via arquivo APK direto, da sem nenhum problema !! isso começou quando instalei essa versão!!sera que vc sabe qual o problema !!

    ResponderExcluir
  18. Leonardo, talvez vc tenha alterado a resolução da tela no app LCD Density... O Humberto comentou sobre isso no post do novo Kernel. Para resolver o problema, volte para a resolução original (240), instale a aplicação desejada e depois retorne para a resolução que desejas.

    ResponderExcluir
  19. pior que nao !! nao uso esse aplicativo porque nao fica legal no launcher original !! e algo na rom mesmo , porque na versao anterior nao havia esse problema !! sem contar que achei outra falha , agora na galeria de images que fica com aparencia toda falhada e distorcida !!

    ResponderExcluir
  20. Humberto, parabéns pelo seu trabalho! Tudo funciona bem, exceto como segue:
    1) O market demora mais para carregar e alguns aplicativos não podem ser baixados, pois gera um erro de falta de espaço no dispositivo, tais como Leonardo diz.
    2) Problemas com a galeria.
    Saudações do Chile! e muito obrigado!

    ResponderExcluir