sexta-feira, 30 de setembro de 2011

P1000LVJJP2 [Gingerbread 2.3.3]

Neste post vou colocar os passos para instalação da versão JP2 [Gingerbread - 2.3.3] para o modelo GT-P1000L.

TV Funcionando!

Quero deixar claro que o intuito deste guia é o de ajudar. 
Não me responsabilizo por eventuais problemas que podem acontecer com seu dispositivo.

Ferramentas e Drivers

As ferramentas disponíveis são:

Os drivers do SGT podem ser obtidos através da instalação do Kies [Windows e Mac]. Para Linux, não há necessidade de instalar os drivers.

Tabela de Partições

  • É muito importante informar ao programa instalador [Heimdall/Odin] como está dividido as partições do seu dispositivo. Clique aqui para fazer o download do arquivo.
Instalação

Procedimentos iniciais:

  1. Faça o download da Rom P1000LVJJP2.
  2. Descompacte o arquivo .zip.
  3. Faça o download do PIT (tabela de partições).
  4. Instale os drivers do SGT.
  5. Coloque o SGT em modo download [para fazer isso, desligue o aparelho e ligue novamente segurando os botões Power + Volume(-)]
  • ODIN
Tela do Odin3-v1.7 configurada para instalação

  1. Abra o Odin.
  2. Clique no botão PIT e selecione o arquivo P1_add_hidden.pit [tabela de partições].
  3. Verifique as opções selecionadas: Re-Partition, Auto Reboot, F. Reset Time, Phone EFS Clear, Phone Bootloader Update.
  4. Clique no botão PDA e selecione o pacote .tar.
  5. Conecte o cabo USB do SGT no computador.
  6. Verifique no campo ID:COM se o Odin reconheceu o seu SGT [destaque em amarelo].
  7. Tenha certeza de que não vai faltar energia elétrica no meio da instalação, isso pode danificar seu dispositivo. É mais seguro usar o notebook ou um computador com nobreak.
  8. Clique no botão Start para começar a instalação.
Proteção nos arquivos de boot

Nesta versão, há uma proteção nos arquivos de boot. Porém, essa proteção não impede a customização do SGT.


Kernel Customizado

Já compilei uma versão de kernel customizado para essa ROM. Você pode encontrar na seção de download deste blog. Instruções para instalação de um kernel você pode encontrar neste link:

http://www.humberos.com.br/2011/09/instalando-kernel.html

Solução de Problemas

Caso tenha problemas após a instalação, erros do tipo, mensagens em vermelho no modo recovery, recomendo que faça um factory/reset e um wipe partition. Após esses passos, coloque o tab em modo download e instale a rom novamente. Este procedimento é importante pois alguns Apps, por exemplo, GTalk, Gmail, etc, são instalados no modo recovery. E se você teve erro após a instalação, provavelmente estes APPS não foram instalados. Até que eu termine o meu pacote de instalação via CwM, teremos esse tipo de problema.

135 comentários:

  1. Impressionante a agilidade em liberar um passo-a-passo! Parabéns!
    Recentemente instalei, através dos seus tutoriais, a última versão de Froyo (2.2.1) com seu Kernel customizado (1.3.0) no meu SGT. Com exceção da WPA para conexões Ad-Hoc, tudo funcionou 100%. Não vejo a hora de você postar seu Kernel personalizado para Gingerbread. Aí sim terei o que as operadoras de telefonia se negam a fornecer: um aparelho atualizado, otimizado e sem bloatware.

    ResponderExcluir
  2. Fabio!
    Kernel publicado: zImage_ltn_20110925
    Divirta-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Humberto! Não consegui achar o kernel. Ao clicar no link, uma página abre dizendo que o arquivo não existe.

      Excluir
    2. preciso falar com vc Humberto Borba, waldirleyalucard@gmail.com

      Excluir
  3. Humberto Borba realmente impressionante sua agilidade, já tô baixando aqui para atualizar o Tab, valeu...

    ResponderExcluir
  4. Humberto, quando coloquei o teu kernel e rom customizados do froyo no meu gtab, tinha que usar o SGT-Bootloader-Patch-v1.00-P1000_L_N_LATIN.apk para desbloquear o bootloader, senão não conseguia instalar estes arquivos customizados. No final do passo a passo desta rom vc diz que os arquivos de boot estão protegidos. Se entendi direito, se quiser atualizar para esta rom, antes tenho que colocar o teu kernel para gingerbread e depois esta rom, certo ? E esta proteção nos arquivos de boot implica em que ? Impede algo ? Por que na versão froyo tinhamos que desbloquear o bootloader ? Continue o seu bom trabalho... Abs

    ResponderExcluir
  5. Mauricio, eu escrevi: Nesta versão, há uma proteção nos arquivos de boot. Porém, essa proteção não impede a customização do SGT.

    ResponderExcluir
  6. humberto, tenho a versão humberos e teu kernel antigo, froyo.

    Qual instalo primeiro, o kernel ou a rom?

    Abraço
    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Me tira uma dúvida. Vc deve ter acompanhado no orkut o drama do pessoal que tentou usar o kies e travou qd chegava à 97%. Eu tentei atualizar extraindo a atualização do servidor e vi que travava no final do arquivo HIDDEN. Eu vi que na sua atualização vc removeu esse arquivo HIDDEN e adicionou o DBDATA. Você pode me explicar o que acontece que a gente não consegue usar toda a atualização oficial? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Alexandre, neste caso a ROM primeiro, depois o Kernel.

    ResponderExcluir
  9. Leonardo, não vou entrar no mérito de quem publicou a versão que, supostamente, apresenta falhas. Com estes arquivos que empacotei você não terá problemas na instalação. Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Quem tem a tab com versão retail (ZTO) de fábrica conseguiu atualizar, só dá problema nos que migraram de operadoras. Esse arquivo hidden.rfs não faz falta?

    ResponderExcluir
  11. Leonardo, se este arquivo fosse importante, com certeza, ele estaria no pacote que criei.

    ResponderExcluir
  12. Calma. rs... É pq to começando agora e me interesso muito pelo assunto. Vi que vc tem feito um bom trabalho nas customizações. Vc saberia dizer pq alguns conseguiram colocar e outros não? E outra, o que aconteceria se não colocasse o DBDATA?

    ResponderExcluir
  13. Leonardo, Pr'eu te explicar isso vai ser uma longa aula de divisões de partições para o Android e, em especial, para o Galaxy Tab. Eu aconselho que leia sobre isso no site oficial do desenvolvimento Android. Lá você terá resposta pra tudo. Sem o dbdata.rfs, para versão corrente, você não consegue iniciar o Tab. Por isso eu o coloquei na instalação. Não seria problema se você já tivesse uma vesão Gingerbread instalada e fosse instalar a JP2, neste caso, o dbdata.rfs não seria necessário, mas para quem quer sair do Froyo, esse arquivo é essencial.

    Inté!

    ResponderExcluir
  14. Leonardo, se você é usuário Linux, descompacte a JP2, pegue os arquivos .rfs e monte partições para leitura do conteúdo.

    Você pode fazer isso com o comando:

    mkdir pasta
    sudo mount -o loop arquivo.rfs pasta

    Entre na pasta e veja o conteúdo da partição rfs (ReiserFS).

    ResponderExcluir
  15. Já tô um pouco fora do linux, eu acho que sou mais curioso do que outra coisa. Fiquei "cabreiro" pois havia saido da 2.2 TIM (ZTM) pra 2.2 livre (ZTO) pelo odin e depois consegui usar o kies normalmente pra 2.2.1. Agora nessa 2.3.3 o kies travou e na atualização 2.3.3 pelo odin o kies não tá reconhecendo mais. Queria tentar manter a originalidade nas atualizações mas pelo visto não vai dar. Vou aproveitar e colocar logo o kernel mais recente que vc postou. Obrigado pelas explicações e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Aqui tudo ok, show!!

    Agora so falta o kernel =)

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  17. Outra coisa. rs... No recovery tá dando "Can´t open directory preload/app/". Já fiz o factory reset e wipe cache mas ainda continua o erro. Só vai funcionar se colocar a ROM novamente?

    ResponderExcluir
  18. Já fiz 3x o factory reset e reinstalei a JP2 mas o erro no recovery sempre aparece. Ele diz que não encontrou o diretorio '/preload/app/" e finaliza a instalação dos aplicativos. Será que se montar essa atualização com o hidden da versão chilena não fica melhor? A versão chilena tem menos de 90 mb contra os 140 mb da versão brasileira.

    ResponderExcluir
  19. Humberto meu amigom, me ajude amigo, olha fiz tudo direitinho, não tem nem como erra, é bem fácil. mas to com probleminha, odin quando clico em start ele não sai da SetupConnection, fica o tempo todo parado, isso é normal? o que faço? vc tem alguma sugestão pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema com drivers. Clica com o botao direito do mouse no dispositivo em meu comportador e pede para procurar esses drivers.

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema, e ja atualizei todos os drivers de USB

      Excluir
  20. Humberto,

    Mesmo depois de instalado o kernel e rom e baixando o voltage control, ele perde as configurações depois de um reboot...(mesmo salvando o profile e no boot, dentro do VC).

    Como executar um OC e UV nesta versão de rom?

    ResponderExcluir
  21. Caro Humberto,

    Atualizei meu GT da HumberOS 2.2.1 para a versão Gingerbread, seguindo seu tutorial. Apesar de estar tudo funcionando "aparentemente" normal, notei os seguintes erros logo que a atualização finalizou:
    [red]
    E:part(1) Boot Record Checksum Error
    E:part(1) Checksum Error
    Internal MMC checksum verify failed.[/red]
    /
    [red]
    E:Can't open directory '/preload/app/'. (No such file or directory)
    copy application failed.[/red]

    Tem alguma correção para isso? Eu fiz algo de errado? Posso aplicar o HumberOS Kernel 20110925, sem problemas?

    Desde já agradeço e que Deu o abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Fagner, você tem os aplicativos da Google (Gtalk e Gmail) instalados, mesmo com este erro?

    ResponderExcluir
  23. Bruno, vc tem que ver se os drivers do tab estão instalados. Você resolve isso com a instalação do Kies.

    ResponderExcluir
  24. Leonardo, mesmo com este erro, você tem as aplicações do Google (Gtalk e Gmail) instaladas?

    ResponderExcluir
  25. Funcionando perfeitamente com o 2.3.3 e o novo Kernel, mas a Samsung conseguiu deixa-lo lento em relação as versões customizadas... Valeu Humberto, com o seu Kernel já deu um gás nessa versão...

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Humberto! Pelo seu maravilhoso trabalho na customização do novo kernel para o Gingerbread 2.3.3. Tenho o prazer de ser mais um felizardo com a atualização seguida aqui pelos seus tutoriais. Obrigado pela ajuda e paciência com os iniciantes... O seu blog é conhecido por muitos brasileiros e gostaria de sugerir a criação de um fórum seu, por aqui. Que tal a idéia? Assim outros com experiência e conhecimento em customização de ROM e kernel poderiam lhe ajudar no dia a dia.

    Um grande abraço,

    José Claudio

    ResponderExcluir
  27. instalei a room, deu o erro, fiz várias vezes o factory reset e wipe cache, mas sempre da o erro. mesmo com o erro, Gtalk e Gmail foram instalados.

    ResponderExcluir
  28. Sim Humberto, aparentemente tudo normal....mas fico neurótico procurando algum defeito(que deve ter, senão não teria aparecido aquelas letras horrorosas em vermelho rsrsrs). Mas foi tudo instalado normalmente...
    Se eu instalar a versão P1000LVJJM9 FROYO que tu postastes aqui no blog, achas que o Kies reconhecerá meu tab pra eu tentar atualizar por lá? Se eu conseguir atualizar pelo Kies, sem os problemas que relatei pra vc acima, posso colocar o teu HumberOS Kernel 20110925, sem problemas?

    PS: Cara vc MERECE muitas contribuições!!! Admiro seu trabalho!

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  29. Ahhh esqueci de falar... toda vez que dou um "restaurar padrões de fábrica" aparecem os erros relatados acima, então tenho que dar um reboot pra funcionar.

    ResponderExcluir
  30. Fagner Monteiro, ainda não arrumei essa questão de restaurar aos padrões de fábrica a partir da ROM. Acredito que esse erro deve acontecer porque a recovery nativo não reconhece as partições em ext4. Vou arrumar isso em breve. Por enquanto, faça isso através do modo recovery.

    ResponderExcluir
  31. Carlos Samuel, se você conseguiu instalar os Googles Apps, então deu "tudo certo" no recovery. Desconsidere o erro "preload/..." instale o meu kernel e tudo vai voltar ao normal.

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Eu coloquei esta versão no meu P1000L, só que não estou conseguindo liberar o acesso root, tentei até com o novo SuperOneClick v2.1.1 mais não conclui, tem alguma odéia como fasso para rootear agora?

    Abs,

    André

    ResponderExcluir
  33. Olá Humberto,

    acho muito legal a tua iniciativa de postar as atualizações, mas tenho algumas ressalvas a fazer pelo método empregado. Acho que seria mais producente se tu fizesse um video e postasse no youtube, com TODOS os passos. Assim o leigo que quisesse fazer o upgrade, teria o video como ferramenta de apoio, não precisando recorrer a tutoriais incompletos e até falhos. Sem contar as inumeras vezes que tu terá de responder as mesmas questões. Posta o video, incluindo os possíveis erros q podem surgir e todos seremos eternamente gratos.
    Fica aqui a dica.
    Fernando Duran

    ResponderExcluir
  34. Fernando Duran, agradeço a sua sugestão.

    ResponderExcluir
  35. andrelaine, meu kernel tem o root. Ainda não vi nenhum aplicativo, como SuperOneClick, resolver a questão do root com Gingerbread.

    ResponderExcluir
  36. Humberto, atualizei o meu Galaxy Tab pelo Kies para o Gingerbread 2.3.3 BR, porém não consigo fazer o root de jeito nenhum pelos métodos tradicionais. Posso modificar para o seu Kernel com root e o aparelho fica rooteado normal? Se dá para fazer isso, em qual passo que inicio?
    Vlw

    ResponderExcluir
  37. e a versão customizada ?????? ta todo mundo ansioso !!!

    ResponderExcluir
  38. Não estou conseguindo "parear" o fone Bluetooth HM1000, com essa ROM Gingerbread ele não o localiza, no Froyo localizava de boa, alguém tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  39. Salve Humberto.
    Muito bom, obrigado.

    Uma pergunta. Usava o Overcome Kratos, mas tinha algumas instabilidades e bugs. Resolvi agora usar somente essa versão com o teu Kernel e estou achando bem mais rápido e estável.

    Uma coisa que tinha gostado no Overcome é o "tema" dele. Que é todo escuro os menus de sistema. Assim como a barra superior, o indicador de bateria e talz.

    Tem alguma forma de colocar somente essa personalização do tema?

    abraço
    Paz

    ResponderExcluir
  40. Olá, antes de tudo eu reconheço a ajuda prestada a todos os usuários, eu tenho uma pergunta, eu tenho instalado o rom eo kernel modificado agora como eu posso fazer overclock? Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Confirmo o bug do wifi que se desliga sozinho apos algum bom tempo em sleep do aparelho (tela em off).

    Entrei no spare parts e alterei, manualmente, o wifi policy para never sleep. Vamos ver se assim resolve esta questao...

    ResponderExcluir
  42. Hola Humberto, soy de Perú, especialista en JTAG, pasa que he visto casos de SGT brickeados, mi consulta es si el bootloader de una P1000,P1000L, P1000N y P1010 son iguales? Cual es su comentario al respecto. Saludos y felicitaciones por su interesante aporte a la comunidad latinoamericana

    ResponderExcluir
  43. Onde encontro um changelog completo com todas as melhorias dessa rom em comparação com a rom original?

    ResponderExcluir
  44. Cara muito bom trabalho já apliquei no meu tablet, ta muito bom, só senti uma falta do Leitor de eBooks que não tem mais, vou montar depois o Filesystem do 2.2 e tirar ele, e com relação ao init.d tem algum jeito de por essa pasta?

    ResponderExcluir
  45. Hola Litman, Eu não conheço o bootloader do P1010, vou pesquisa e te falo depois.

    ResponderExcluir
  46. Juan, não existe changelog desta ROM, ela é uma rom retail! Que ROM original você está falando?

    ResponderExcluir
  47. Bruno, na minha ROM customizada já tem o pacote. Um abraço.

    ResponderExcluir
  48. Tem como fazer a instalação via CwM? Já tentei usar o odin, mas meu tab deu hard brick e eu tive que leva-lo a assistência :\

    ResponderExcluir
  49. João, somente com as ferramentas descritas no post. Odin ou Heimdall.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde Humberto.

    Fiz a atualização há alguns meses para o 2.3.3 do P1000N. Gostaria de saber se preciso fazer um downgrade para o 2.2 ou posso fazer a instalação direta dessa ROM?

    ResponderExcluir
  51. Não entendi, preciso fazer o downgrade?

    ResponderExcluir
  52. ndrpeixoto, pode instalar sem downgrade.

    ResponderExcluir
  53. Fiz a instalação! Tudo perfeito, e não entrou em looping como quando fiz com a ROM do P1000N.

    Obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  54. Humberto, primeiramente, bom trabalho essa ROM é show de bola. Só que eu estou tendo um problema: o meu tablet não consegue acessar a rede de celular. Eu coloca um chip da oi e não funciona, coloco da vivo também não funciona. Ele é um aparelho desbloqueados quando estava no versão original 2.2 funcionava direitinho quando atualizei pelo kies, já parou de funcionar não sei se tem a ver mas quando dígito *#1234# aparece assim PDA:P1000LVJJB. PHONE:UNKNOWN. CSC:P1000LZTOJPA. Se você puder me ajudar fico agradecido.

    ResponderExcluir
  55. Herivelto, isso depende da sua rede GSM. Vi que o modem dessa versão não abrande todas as redes. Possivelmente é o seu problema. Vou ver se acho um arquivo (modem) que abrange mais redes e te mando o link.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  57. Olá Humberto, agradeço muito seu trabalho e estou afim de usá-lo porém me surgiu uma duvida, essa ROM postada tem código P1000LVJJP2 porém meu aparelho informa que a dele é P1000LVJJMB, meu aparelho é o GT-P1000L com TV e é da Tim. Posso utilizar a ROM assim mesmo?

    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  58. Silvio Britto, você ainda está com a versão FROYO. Se seguir os passos descritos aqui você pode atualizar o seu Tab para a versão Gingerbread.

    ResponderExcluir
  59. Herbert Silver, sim, você pode instalar essa rom.

    ResponderExcluir
  60. Humberto, obrigado péla pronta (prontíssima) resposta, certo, estou tomando coragem (rsrsr) mas não preciso dar root nele antes? é só seguir estritamente esse processo? tenho de fazer o kernel depois, certo?

    ResponderExcluir
  61. Silvio Britto, não precisa de root. O kernel que vai instalar depois tem o root.

    ResponderExcluir
  62. Obrigado por responder. Só gostaria de fazer o backup da minha ROM original primeiro, instalei o Clockworkmod mas o recovery dele só tem Galaxy Tab da ATT, Verizon e T-Mobile. O meu é da Tim, tem ideia de o que eu faço?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  63. Herbert Silver, isso realmente é complicado. Não recomendo nenhum tipo de backup de rom que existe atualmente, exceto nandroid, que é feito com o CwM. Se quiser mesmo entrar nessa onda de customizações vai precisar deixar algumas coisas pra traz.

    ResponderExcluir
  64. Não seria esse mesmo que citei CwM = ClockworkMod?
    Porém o recovery dele está disponivel para ATT, Verizon e T-Mobile. Qual devo usar pro Tim Nacional? A modificação da ROM causa perda da garantia pelo que sei por isso gostaria de retorná-la caso necessario assistencia tecnica.

    Muito obrigado pela gentileza em ajudar.

    ResponderExcluir
  65. Herbert Silver, então, entendo que, instalando o CwM, você vai perder a garantia, visto que o APP vai alterar o seu ramdisk. Alterar o ramdisk de uma Rom não é uma operação trivial. Eu não sei te dizer qual deles vai funcionar em seu tab. Só tentando um a um para saber.

    ResponderExcluir
  66. Como vi na net um post de um cara que selecionou a versão errada do aparelho e ele não está mais bootando, vou continuar procurando como fazer esse backup antes de prosseguir, embora eu esteja muito tentado a prosseguir.

    De qualquer forma fico muito grato por sua atenção e seu trabalho.

    ResponderExcluir
  67. Humberto, lhe felicito demais!

    Seguindo teu conselho, fiz o upgrade do meu Tab pro android 2.3 seguindo esse post e foi tudo as mil maravilhas! processo rápido, bem explicado e bem seguro.

    mas (sem querer ser exigente) só tem uma coisa que senti falta: O Ebook Reader da Samsung (não o do Reader Hub, da Kobo) tu terias como conseguí-lo pra download (ou saber quem tem) como apk?

    Obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, fiz a atualização e parece estar tudo bem mas tb recebi os erros relatados anteriormente:

    E:part(1) Boot Record Checksum Error
    E:part(1) Checksum Error
    Internal MMC checksum verify failed.

    # MANUAL MODE #

    --Updating application...
    E:Can't open directory '/preload/app/'. (No such file or directory)
    copy application failed.

    --Appling Multi-CSC...
    Installing Multi-CSC
    Can't access to '/system/csc/ZT0/system/'.
    Successfully applied multi-CSC.

    O GTalk e GMail estão instalados e funcionando.

    O que devo fazer para corrir isso.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  69. Olá, eu na tentativa de resolver o problema acima, passei por algumas situações no minimo curiosas, pelo menos para mim. Vou postar depois com mais tempo, mas ja informo q os erros em vermelho sumiram. Até mais tarde.

    ResponderExcluir
  70. Olá Humberto, gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho. Porém tenho algumas dúvidas:
    Tenho um SGT comprado da TIM esse mês com a seguinte caracteristica modelo GT-P1000L, Firmware 2.2, base P1000LVJJMA, kernel 2.6.32.9 root@SEP-51#1, compilação FROYO.VJJMB. (já rooteado). Minha questão é o que posso melhorar (kernel e rom) e como faze-lo. Desculpe estou "muito" perdido. Obrigado.

    ResponderExcluir
  71. BOA TARDE Parabens pelo trabalho .
    Queria apemas fazer ROOT em meu SGT (P1000LVJJP2 [Gingerbread 2.3.3]), recebi esta orientaçao , como nao sei nada sobre o sistema , resolvi me socorrer com que sabe .
    Posso executar este procedimento , desde ja OBRIGADO por sua atençao .

    Para da acesso a root (SUPER USUARIO) AO GALAXY TAB COM A ULTIMA ATUALIZAÇÃO ANDROID 2.3 GINGEBREAD SÓ EXISTE UM METODO EFICAZ E 100% SEGURO PARA DA CERTO:
    SEGUE LINK PARA DONWLOAD
    SIGA OS PASSOS COREETO QUE NAO HAVERA ERRO
    1- O GALAXY TAB TEM QUE TA EM MODO DE DEPURAÇÃO DE USB ---- VA EM CONFIGURAÇOES> APLICAÇOES> DESENVOLVIMENTO>DEPURAÇÃO USB
    2- VERIFIQUE SE SEU KIES (PROGRAMA DE SICRONIZAÇÃO DA SAMSUNG) ESTA INSTALADO NO PC. ISSO AJUDARA A RECONHECER O TAB NO PC COM OS DRIVERS INSTALADOS
    3- BAIXE O ARQUIVO (UNICO) EXTRAIA COM O ZIP COM WINRAR.http LINK DO DONWLOAD http://migre.me/66OyC
    4- EXECUTE O ARQUIVO RUNME E DE ENTER
    5- CONECTE O CABO USB NO PC E AGUARDE 5 MINUTOS
    PRONTO SE TUDO DER CERTO PASSO A PASSO SEU TABLET IRA REINICIAR SOZINHO . PROCURE UM ICONE COM O NOME SUPER USER

    ROOT FEITO

    ResponderExcluir
  72. Olá pessoal vou relatar a experiencia que tive ao atualizar meu GT-P1000L da TIM para a versão Stock do Gingerbread aqui disponivel. Como o aparelho era modificado pela Tim o Kies não tinha disponivel atualização ja que a Tim não se importou em lançar. Tomei coragem e segui os passo descritos pelo companheiro Humberto e atualizei para o Gingerbread. Apesar de aparentemente tudo funcionar, no modo de recuperação mostrava os seguintes erros:

    E:part(1) Boot Record Checksum Error
    E:part(1) Checksum Error
    Internal MMC checksum verify failed.

    # MANUAL MODE #

    --Updating application...
    E:Can't open directory '/preload/app/'. (No such file or directory)
    copy application failed.

    --Appling Multi-CSC...
    Installing Multi-CSC
    Can't access to '/system/csc/ZT0/system/'.
    Successfully applied multi-CSC.

    Não achando solução e cismado com o erro fiz o downgrade pra versão Froyo stock disponivel aqui no site e usando esse mesmo tutorial acima.
    Blz o aparelho funcionou com o Froyo stock e ai o Kies reconheceu q havia uma atualização.
    Mandei ele atualizar. Ele baixou uns arquivos e depois o tab ficou preto por 1 segundo e entrou em modo download e começou a atualização, eu pensei: o Kies vai atualizar pro Gingerbread e não vai ter mais o erro q aparece na tela de recuperação e tb logo q a atualização termina.
    Bom não foi bem assim...
    O Kies enroscou nos 97% e não fazia mais nada, fiquei preocupado e esperei uns 20 minutos e decidi tirar o cabo USB, o Kies informou o erro de atualização e pediu pra utilizar o modo de Recuperação de Emergencia. Fiz o procedimento e a atualização começou denovo e outra vez ficou nos 97%, dessa vez deixei lá e fui dormir. 4 Horas depois ainda tava nos 97%. Tirei o cabo USB o Kies deu erro e cancelei. Fui colocar o tab em modo Download e fazer a atualização pelo Odin. Surpresa não entrava em modo Download só aparecia uma tela de um telefone conectado em um PC e uma placa amarela com um simbolo de exclamação, igual na foto http://imageshack.us/photo/my-images/196/20101211170056.jpg

    Ferrou o Odin não faz a atualização assim, e agora?

    Lembre q o Kies conseguia colocar o tab em modo download, voltei nele e mandei fazer a Recuperação de Emergencia e fiquei de olho no tab qdo a tela deu aquela apagada de 1 segundo tirei o cabo o USB e... sucesso o tab ficou no modo Download e aguardando. Finalizei o Kies e abri o Odin e ele reconheceu, então fiz o procedimento acima denovo e voltei a ROM stock do Gingerbread.
    Ocorreu tudo bem e o tab voltou a funcionar.
    O curioso agora é que não tem mais as mensagens de erro em vermelho. Agora aparece o seguinte:

    -- Verfing internal MMC block...
    checksum confirmation -> check(0)
    Not need checksum confirmation
    already executed!!...

    # MANUAL MODE #

    --Updating application...
    Successfully updated applicayion.

    --Appling Multi-CSC...
    Installing Multi-CSC
    Can't access to '/system/csc/ZT0/system/'.
    Successfully applied multi-CSC.

    Ele diz q não precisa verificar o checksum ao invés de dar erro. O application update funciona agora.
    Mas ele ainda não consegue acessar a pasta '/system/csc/ZT0/system/'.
    Porém não sei se isso é ruim ou não nem como arrumar.
    O tab está funcionando muito bem.
    To começando a brincar por enquanto, mas gostaria de postar minha aventura pois talvez possa ajudar alguém.

    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Hebert, sua experiência me ajudou bastante!

      Excluir
  73. Carlos Filho, eu fiz o root sem problemas no meu Galaxy Tab tb com a ROM P1000LVJJP2 utilizando o SuperOneClick, bem facil e rapido, leva uns 3 minutos e é td automatico.
    Basta ter os drivers instalados, pra isso é só instalar o Kies, se ele reconhecer o tab então está td certo.
    Depois habilita o modo de Depuração da USB.

    Baixa o programa no link abaixo.

    ftp://shortfuse.org/SuperOneClick/Packages/SuperOneClickv2.2-ShortFuse.zip

    Depois click no botão "Root" e espera ele avisar que terminou e fazer o teste pra ver se deu certo.

    Pronto.

    ResponderExcluir
  74. Boa noite
    Herbert Silver , obrigado pela ajuda , so para ter certeza , meu sistema e Gingerbread 2.3.3 stock , eu tenho lido que o SuperOneClic nao estava funcionando no gingerbread , e isso mesmo agora funciona .
    Fiquei super feliz de achar este lugar , pessoas de boa vontade , com conhecimento e brasileiro .
    Eu tenho lido sobre a reputaçao do Humberto , e muito boa nao deixa nada a desejar dos gringos , alias em boa vontade com os principiantes da de 100 .

    ResponderExcluir
  75. Carlos, realmente concordo q a iniciativa é o trabalho do Humberto são otimos, coisa q não costuma ter no Brasil nesse tipo de serviço.

    Quanto ao SuperOneClick, a versão antiga v1.9.5 só funcionava até a versão Froyo e não no Gingerbread, mas a q eu te passei o Link, q é a versão 2.2 funciona num boa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  76. Oi, será que alguém pode me dar uma luz, não sei por onde começar meu SGT já esta rooteado e queria deixar o mais atualizado possível. Caracteristica modelo GT-P1000L, Firmware 2.2, base P1000LVJJMA, kernel 2.6.32.9 root@SEP-51#1, compilação FROYO.VJJMB.

    ResponderExcluir
  77. Herbert Boa noite , o metodo descrito no topico anterior , funciona direitinho , Humberto em outro post me informou que nao teria problema , entao e so entao realizei , estou passando adiante a experiencia , pode fazer .
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  78. Fico feliz em saber q deu certo. Há um mes atrás comprei meu primeiro tablet, nunca tinha mexido num sistema android, assim como a maioria aqui eu acho. Por isso penso ser muito importante compartilhar tudo q puder. Abraço.

    ResponderExcluir
  79. Olá Humberto td bem?
    Depois do problema que eu tive com a atualização conforme descrevi anteriormente, fui dar uma fuaçada e fiquei curioso com uma coisa: essa ROM stock P1000LVJJP2 é um TAR com 9 arquivos dentro, a ROM q o Kies baixou pra atualizar o Tab tb é um TAR com 9 arquivos dentro, desses 9, 8 são identicos (usei um comparador de arquivos pra confirmar) porém na "Sua" ROM tem um arquivo de 1,25MB chamado dbdata.rfs que não tem na Rom do Kies. E na Rom do Kies tem um arquivo de 134MB chamado hidden.rfs q não tem na "Sua" Rom. Saberia qual o motivo dessa diferença?

    Só mais uma coisa, dentro das Roms tem um arquivo chamado "gt-p1000_mr.pit" q tem conteudo identico ao "P1_add_hidden.pit" usado na hora de fazer o Flash. Se ele está dentro da Rom pq é necessario selecionar ele a parte no Odin?

    Espero não estar sendo muito chato, mas o assunto está me interessando bastante.

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  80. Herbert Silver, o arquivo dbdata.rfs é necessário para a instalação e o hidden.rfs está muito grande e a partição não suporta. Isso pode gerar erros na instalação. Quanto ao PIT, recomendo o uso do P1_add_hidden.pit, nunca comparei os dois arquivos, mas sei que o P1_... é o compatível com o nosso modelo latino.

    ResponderExcluir
  81. HUMERTO vc é o Cara Obrigadão! Fiz o procedimento e deu tudo certo, agora minha luta é liberar o Acesso ROOT no meu Tablet se vc Tiver alguma luz por favor nos Ilumine.
    Obrigado Novamente!!!

    ResponderExcluir
  82. O meu deu o Erro:
    --Updating application...
    E:Can't open directory '/preload/app/'. (No such file or directory)

    Estou testando e está tudo funcionando, atualizei um monte de softwares... a tv funcionando e tudo mais.
    Uma duvida, precisa instalar o kernel custom ? Quais vantagens dele ?

    Valeu e obrigado pelo tutorial. :)

    ResponderExcluir
  83. Olá Humberto.. Há dois meses fiz esse processo.. Deu tudo certo... Perfeito..

    Uns dias para k... percebi que o Teclado swype ficou desproporcional (menor).. Até aí tudo bem, pq eu uso Swift Tablet X...

    Mas quando fui baixar o Fifa 10... Diz aparelho não suportado...

    No Galaxy SI da minha esposa, pega e é menos potente... será que houve alguma coisa??

    Obs: não manjo nada... estou aprendendo...

    ResponderExcluir
  84. Feliz Natal a todos na comunidade , um Ano Novo com saude e realizaçoes a todos.

    ResponderExcluir
  85. http://www.4shared.com/rar/LnuYtJcK/GT-P1000L_Stock_Gingerbread_P1.html

    http://www.4shared.com/get/K6x7UN0Q/P1_add_hidden.html

    http://www.4shared.com/rar/jOv7gN0G/Odin3_v17.html

    http://www.4shared.com/zip/nCaMQr_j/HumberOS-v21.htm

    ResponderExcluir
  86. Eu posso aplicar este tutorial mesmo a versão do meu Galaxy Tab sendo a P1000LVJJJ3?

    ResponderExcluir
  87. humberto tenho msmo problema do fagner.
    Atualizei meu GT da HumberOS 2.2.1 para a versão Gingerbread, seguindo seu tutorial. Apesar de estar tudo funcionando "aparentemente" normal, notei os seguintes erros logo que a atualização finalizou:
    [red]
    E:part(1) Boot Record Checksum Error
    E:part(1) Checksum Error
    Internal MMC checksum verify failed.[/red]
    /
    [red]
    E:Can't open directory '/preload/app/'. (No such file or directory)
    copy application failed.[/red]

    Tem alguma correção para isso? Eu fiz algo de errado? Posso aplicar o HumberOS Kernel 20110925, sem problemas?
    o q fazer?
    desde de ja muito obrigado!

    ResponderExcluir
  88. Ola,
    Para aplicar esse tutorial tem que liberado o bootloader com o aplicativo SGT-Bootloader-Patch-v1.00-P1000_L_N_LATIN.apk ?
    obs:
    GT-P1000L
    firmiware: 2.2
    banda de base: P2000LVJJ3
    Kernel: 2.6.32.9
    Nº compilação: FROYO.VJJJ3

    obs: Herbert Silver o link do Odin3_v17 não funciona.

    ResponderExcluir
  89. Os arquivos que eu tenho coloquei na minha conta do 4shared e podem ser baixadas nesse link http://silver-sgt.4shared.com

    ResponderExcluir
  90. Ola, consegui instalar depois da 5 tentativa!
    mas tudo correndo bem funcionando!
    so não consigo reconhecer o tablet pelo kies que pra mim não e muito importante já que não utilizava anteriormente. (mas o windows reconhece normalmente )
    Obrigado Humberos pelo tutorial e Herbert pelos arquivos !!

    ResponderExcluir
  91. Acabei de atualizar o meu e tb aparece o mesmo erro:

    E:part(1) Boot Record Checksum Error
    E:part(1) Checksum Error
    Internal MMC checksum verify failed.[/red]


    Alguem já achou a solução ou o que significa isso?

    ResponderExcluir
  92. Caro Humberto Excelente seu blog. Tem toda a informação necessária para qualquer um fazer os procedimentos e ficar com o Tablet novo de novo. Só achei que está bastante desorganizado e essa questão dos links quebrados complica muito. Gostaria de ajudar a solucionar isso, se você tiver interesse. Para mim, o seu trabalho é importante e essa seria a minha forma de ajudar.

    ResponderExcluir
  93. boa tarde tive que retornar meu SGT ao estado original , ele roda 2.33 original , desbloqueado , estava tudo bem ai eu notei fiquei sem o bluetoofh , onde posso arumar o drive para instalaçao ?
    ja rodei no google e nao encontrei nada .
    Agradeço desde ja qualquer ajuda

    ResponderExcluir
  94. Caro Humberto,
    Atualizei o meu Galaxy Tab P1000l TIM pelo Kies para Gingerbread 2.3.6. Porem não estou conseguindoi de forma alguma Rootear. Eu já havia Rooteado quando era ainda 2.2, mas agora já li tutoriais e nenhum tem dado certo. Se forsse possivel gostaria de contar com sua colaboração.
    Grato abç

    ResponderExcluir
  95. Olá Humberto, recentemente atualizei o meu P1000L TIM para 2.3.6 via Kies, porém n gostei, ta muito lento e acrescentou mais tranqueiras ainda de atrelação. Existe uma maneira dar um formatão nele, apagando tudo, e instalando na sequencia uma nova rom retail 2.3.3 sem tranqueiras e colocar seu kernel?

    ResponderExcluir
  96. Valeu meu amigo. Segui o seu tutorial e tudo funcionou perfeitamente. Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. Não esta dando para fazer donwload do pit fala que foi removido teria como postar ele em outro link??

    ResponderExcluir
  98. Olá Humberto, estou na CM10, porém vou vender meu Tab e ele quer a TV funcionando... posso seguir esse tutorial para voltar a versão 2.3.3 ??

    ResponderExcluir
  99. Humberto, boa tarde!

    Estou tentandot realizar o udpdate de um galaxy tab p1000l seguindo seu tutorial, mas não consigo realizar o download dos arquivos, quando clico nos links me redireciona para um pagina diferente do link dos arquivos que é uma página em branco, pode me ajudar?

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, o Humberto fez o upload do arquivo aqui http://goo.im/devs/humberos/rom/stock/ginger/p1 o PIT está dentro do arquivo....é só extrair...e seguir as orientações...

      Excluir
  100. por favor alguem poderia disponibilizar os links com os downloads? ja tentei em tudo q é canto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho os arquivos no meu DropBox... fiz o downgrade essa semana, pode baixar daqui, devo deixar eles até o final do mês:

      https://dl.dropbox.com/u/56058797/ROM%20TAB/P1_add_hidden.pit

      https://dl.dropbox.com/u/56058797/ROM%20TAB/P1000LVJJP2.tar

      Excluir
  101. eu tentei fazer uma atualização e deu "fail" o odin, entao o aparelho ficou na tela "celular ! pc" refiz o processo e compltou no odin soq no tb deu erro e agora n sai do logotipo da samsung, agora tou na busca...foi ai que achei este site tentando procurar uma solução, usando o pit e Firmware disponibilizado pelo franco ai eu consegui ir nuima boa para a atualização

    ResponderExcluir
  102. Pessoal preciso de um toque de vocês,meu SGT P1000L da operadora tim usa a rom oficial 2.3.6 e com ela não consigo dar um root nele.posso instalar essa HumberOS: P1000LVJJP2 [Gingerbread 2.3.3]?esse "downgrade" pode ser feito sem medo?estou com tudo pronto aqui no odin3 v1.70 esperando o start mais por gentileza preciso ter certeza que posso fazer.espero ajuda dos usuários aqui pra prosseguir.muito obrigado.

    ResponderExcluir
  103. Bom dia! meu tab-p1000l nao quer pegar mais rom nenhuma porque eu nao sabia do detalhe do Bootloader-Patch-v1.00-P1000_L_N_LATIN.apk então eu não sei mais o que fazer... preciso muito de ajuda pois o tablete nem é meu... Obrigado!

    ResponderExcluir
  104. Sei q o tópico já é antigo, mas estou tentando de tudo para recuperar meu p1000n, já coloquei em vários fóruns e até agora não obtive resposta de como resolver, atualizei o SGT para o ICS como o SIM CARD não foi reconhecido revolvi voltar para o 2.3.3 e agora após a transferência pelo ODIN na inicialização sempre cai nessa mensagem:

    - -Updating application...
    E: failed to mount / data (invalid argument)
    E: install_application_for_customer :Can't mount / data

    your storage not prepared yet, please use UI menu for format and reboot actions. copy application failed.

    já tentei fazer um monte de coisa q achei por ai, mas nada, por favor, quem puder, me ajude. Grato

    ResponderExcluir
  105. Humberto, como faço pra instalar o gingerbread 2.3.3 em cima do jelly bean 4.1???? é so seguir os passos??? Urgente... nao gostei do jelly bean...

    ResponderExcluir
  106. humberto o meu tablet deu erro e ficou um ponto de exclamação e nao entra em amis anda
    oque eu faço?

    ResponderExcluir
  107. Humberto, ao abrir o aplicativo hangouts nessa rom é exibida uma mensagem dizendo que o Google Play Services não é compatível, mesmo sabendo que o hangouts pode ser instalado a partir da versão 2.3. É alguma incompatibilidade com sua rom?

    ResponderExcluir
  108. ninha versao e a 2.3.6 posso fazer o procedimento pois quero atualizar para o 4 mais nao tenho acesso ao root

    ResponderExcluir
  109. larga vida a humberos, mi tiempo se ocupa en algo constructivo
    a humberos lo mejor

    ResponderExcluir
  110. Estou com um problem, tenho um Tab que estava com o 2.2 VJJP1 ....coloquei esta versão e rodou, soq estava rolando uns travamentos, ai depois de uns 4 meses de uso agora o aparelho não sai do logo da Samsung, fica dando "lopping", reinstalei tudo e o odin acusa como instalação ok...ai no aparelho da um erro no recovery assim:
    "e: failed to mount /preload (no such file or diretory)"
    "e: install_application_for_customer:can't mount /preload"

    Ai reseto o aparelho e cai novamente na tela de lopping com o logo da Samsung

    se alguém ainda utiliza o aparelho e sabe me informar por não entendo nada :/

    ResponderExcluir
  111. So atualizando meu caso...

    Eu refiz os processos conforme o tutorial ai e continuava na mesma dando erro só no recovery

    porem encontrei aqui perdido no meu pc outra versão do 2.3 que nem sei identificar qual era (nome de "Full Brasil") ai tentei instalar ela e ai ele aceitou sem dar problema!

    então aconselho quem tiver este problema, procurar uma outra versão do android (uma que fique mais instável ou que ele aceite instalar no seu aparelho)

    ResponderExcluir
  112. Opa, estou com gt-p1000l travado na tela samsung, já instalei varios firmware usando o odin, usei alguns .pit, dentre eles esse que você fornece e não tem jeito da tablet iniciar, fica sempre travado na tela SAMSUNG e não passa, já coloquei aquele dbdata.rfs.tar e nada, alguem já se deparou com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema com drivers. Pesquise por unbrick e vai encontrar algo que irá ajudar. Clique com o botão direito do mouse tambéem no dispositivo samsung que e peça para atualizar os drivers.

      Excluir
    2. Problema com drivers. Pesquise por unbrick e vai encontrar algo que irá ajudar. Clique com o botão direito do mouse tambéem no dispositivo samsung que e peça para atualizar os drivers.

      Excluir
  113. de myke para humberto, fiz a atualizaçaotudo beleza. ficou a nova versao 2.3.3 deu os erros em vermelhos. mas funcionou, mas tentei instalar o kernel. nao consegui. e nao aparece as opçoes de
    install menu
    -> choose zip from [internal ou external] sdcard
    -> selecione o arquivo .zip copiado.
    -> Yes - Install arquivo .zip copiado.

    peço ajuda

    ResponderExcluir
  114. Humberto, consegui instalar tudo certinho. Mas quando o GT-P1000L inicia e vai fazer a pesquisa de mídia, ele trava em uma porcentagem qualquer e não termina nem funciona nada, alguém ai já viu isso?

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde,
    Cara atualizei meu Tab mas agora a tela fica escura e aparece tudo bem fraco, me ajuda.

    ResponderExcluir
  116. Jussiê, bom dia.
    Cara, aconteceu o mesmo comigo. E pior que procurei tudo na internet e nao achei ninguem com problema parecido. Foi entao que descobri que eu usei a ROM errada (como os links aqui do Humberto nao estão mais ativos, pesquisei na internet e acabei baixando a americana). Faça o seguinte: o seu provavelmente vai ser reconhecido pelo Odin (o meu era). Conecte, veja se aparece la como conectado. Segure os botoes volume pra baixo + ligar/desligar até sumir do Odin (dar como desconectado) e voltar a aparecer. É um processo rapido. Uns 10 segundos. feito isso, vc entrou no modo download. Ai tenta baixar os arquivos corretos e refazer o precesso. Comigo deu certo só metade (rsrs) pois ainda estou baixando os arquivos corretos. A ROM correta seria a P1000l ZTOJPA, mas nao acho essa nem na reza. Estou tentando a que achei aqui mesmo do humberto, que o pessoal migrou para outros links.
    Procura ai mais acima, nos comentários, o amigo Hebert deixou disponivel no 4shared.
    Vlw, abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo amigo Jussiê, apenas para vc saber. Estou com ele funcionando. na vdd, eu tava com o android 2.2, atualizei para o 2.3, para entao atualizar para android 4. Entao nao cheguei a testar muita coisa, mas pelo menos ressuscitei meu tab.

      Excluir
  117. Olá.
    Meu nome é Marcio, e tenho uma dúvida.
    Se eu fizer esse processo e trocar a ROM do TAB P1000 L, ele ficara sem o bloqueio de rede?
    Meu aparelho é com bloqueio de rede da Vivo e já fiz de tudo e não consigo desbloquear. Tenho os códigos de desbloqueio e não aceita outra operadora.
    será que esse processo pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  118. Humberto, meu nome é Rafael Ribeiro eu tenho um TAB GT P1000 L e estou com um problema serio, toda vez que desligo o aparelho ele trava, faço o hard reset ai ele da erro mmc open failure, se eu abrir o odin colocar o arquivo Pit e o modem.bim ele reinicia e volta a funcionar, e quando desligo trava de novo, o que pode ser ?
    Eu só consigo usar ele se ficar fazendo esse procedimento, quando puder me de uma luz por favor, eu já não sei mais o que fazer. Obrigado!

    ResponderExcluir
  119. Olá, já tentei de tudo, quando ligo fica na tela da samsung em looping, só consigo acessar o modo download e o recovery, mas o aparelho não sai do logo da samsung. O que mais posso fazer?

    ResponderExcluir
  120. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  121. Humberto meu nome é Nilson e tenho um samsung tab gt p1000l que fica reinicializando a todo instante. Fiz o procedimento achando que iria resolver e nada. Qdo faço hard reset aparece em vermelho:
    E:part(1) Boot Record Checksum Error
    E:part(1) Checksum Error
    Internal MMC checksum verify failed.

    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  122. Boa noite, amigo, liguei o meu GT-P1000L, e apresentou um problema de comunicação com um ponto de exclamação entre um tab e de stop, o que devo fazer?
    veledas@gmail.com

    ResponderExcluir
  123. Boa noite, amigo, liguei o meu GT-P1000L, e apresentou um problema de comunicação com um ponto de exclamação entre um tab e de stop, o que devo fazer?
    veledas@gmail.com

    ResponderExcluir

  124. Amigo, perdoe a minha Português, o link para o 2.3.3 ROM não está ativo, você poderia Volve ra carregá-lo por favor?

    ResponderExcluir